02/04/2013

Semana da leitura 2013


À semelhança dos outros anos letivos, também este ano o Plano nacional de Leitura propôs às escolas a dinamização da Semana da Leitura de 11 a 15 de março, subordinada ao tema «Ler o mar». Foi afixado no placard de entrada da Biblioteca um cartaz a informar estes aspetos, acompanhado por um poema de Fernando Pessoa: «Ó mar salgado», retirado da obra Mensagem.




As professoras bibliotecárias enviaram convites aos encarregados de educação/ familiares e/ou amigos dos nossos alunos e outras entidades para virem até à escola lerem uma(s) obra(s). Houve turmas que tiveram bastante adesão, contudo outras não contaram com a presença de ninguém. Aqui fica o registo de alguns encarregados de educação da turma da pré B.




Nos casos em que as turmas não contaram com nenhuma participação, a professoras bibliotecária Luísa Antunes procedeu à leitura de algumas obras alusivas ao tema, após pesquisa no espólio da biblioteca, no sentido de não deixar passar em branco esta semana tão especial.
À turma da Pré A foi lido «Nadadorzinho» de Lio Leonni que maravilhou a turma com a magnífica ilustração e história.


Ainda contou «A Rosinha, o mar e os sonhos», de Rosário Alçada Araújo, às turmas do 3º B e 4ºB. Aqui ficam os registos de alguns momentos, no decorrer da leitura:

 
De modo a assinalar esta semana, as professoras bibliotecárias Luísa Antunes e Natália Pires solicitaram aos alunos do 1º ano os registos efetuados nos livros de registo do Projeto «Já sei Ler» acerca das obras lidas no decorrer deste ano letivo. Afixaram aqueles dos alunos que colaboraram, nesta atividade, no placard do corredor de entrada da escola sob o formato de mural intitulado: «O que dizem as crianças?». Aqui fica o registo:
 
A título meramente exemplificativo aqui fica o registo de um dos comentários:


Sem comentários:

Enviar um comentário