02/04/2013

Encontro com escritora – Luísa Ducla Soares

Nos meados do mês de janeiro as professoras bibliotecárias Luísa Antunes e Natália Pires como forma de sensibilização à vinda da escritora Luísa Ducla Soares, começaram por dar conhecimento de alguns factos da biografia e bibliografia (mais de 100 obras editadas) desta e à leitura de excertos de algumas obras aos diversos níveis de escolaridade:

À Pré:  «O sultão Solimão e o criado Maldonado».


Aos 1º anos: «O príncipe com orelhas de burro»


Aos 2º anos: «A história da papoila»




Aos 3º e 4º anos: «Já calço o 35»



No dia 4 de fevereiro de 2013, de tarde, foi com grande agrado que recebemos na nossa escola a conceituada escritora. Foram realizadas 2 sessões. Das 13.30 às 14.30 a sessão foi dedicada aos alunos dos ensino pré-escolar e 1º anos. Os alunos tiveram gosto em apresentar os trabalhos realizados na sala de aula à escritora. Aqui ficam alguns deles:


A Luísa decidiu propor aos alunos uma pequena dramatização de uma fábula, em que os alunos protagonizaram alguns animais. Podemos constatar alguns desses momentos nas fotos:




No decorrer da sessão com os 1º anos/pré, o professor bibliotecário e coordenador das bibliotecas no Agrupamento, António Fonseca, a propósito da história que lhes tinha sido lida pela professora Natália Pires, «O príncipe de orelhas de burro», decidiu fazer por brincadeira umas orelhas de burro que a professora Aurora Cardoso (professora titular do 4º A) fez questão de usar, aquando da sessão subsequente.

Das 14.30h às 15.30h a escritora recebeu os  2º, 3º e 4º  anos.
Os 2º anos tinham preparado uma entrevista organizada (todos os anos escolheram cerca de 5 questões), que decorreu com grande sucesso. Foi de facto um momento bastante aprazível, a partir do qual foi feito um registo. No final da sessão as turmas dos 2º anos ofereceram à escritora arranjos florais de papoilas, elaboradas com materiais recicláveis,  que fez jus à sua primeira obra literária dedicada ao público infantil: «A história da papoila» (data de 1972).



Relativamente aos 3º e 4º anos, a partir das 14.30 mostraram cartazes elaborados na sala de aula acerca da escritora.















O 4º A fez uma apresentação Powerpoint acerca dos principais factos acerca da biografia e bibliografia da escritora.




Por todos os aspetos relatados julgo que estamos todos de PARABÉNS e que o essencial do encontro foi cumprido: a promoção da leitura e do gosto por esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário